HISTÓRIA

O Centro de Educação e Crescimento – Arco-Íris foi fundado em janeiro de 1992. Neste ano, iniciou suas atividades com apenas cinco turmas (Jardim III, C.A, 1ª, 2ª e 3ª séries) e a cada ano foi ampliando o número de alunos até que em 1996 aconteceu a realização de um sonho antigo, a ampliação do trabalho pedagógico no segundo segmento do Ensino Fundamental.

 

O nome "Arco-Íris" foi criado a partir de uma concepção ideológica que, fazendo uma analogia, acredita que cada criança, com sua individualidade, representa simbolicamente uma cor do arco-íris, mas que sozinha não seria capaz de transformar tão plenamente uma paisagem como o arco-íris. As cores estão no logotipo da Escola, nas salas de aulas, nos uniformes dos alunos. Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I os alunos optam por quais cores querem usar, podem escolher pelo verde, branco, azul, rosa, amarelo e lilás. Desde cedo, também compartilham com o colorido das frutas. Uma vez na semana é realizado o dia da fruta nas turmas da Educação Infantil. Encantam-se também com as cores dos livros e, na visita à biblioteca, a imaginação voa longe. Em vários momentos, a escola é abraçada pelas cores: pelo simples preto e branco das peças de xadrez, às três cores que são divididas as equipes das Olimpíadas Internas, pelos trajes caipiras que iluminam a Festa Junina.

 

Desde sua fundação desenvolve uma proposta pedagógica dinâmica e diferenciada que se concretiza com bases conceituais sólidas, por meio de uma metodologia e currículo abertos às atualizações da contemporaneidade.

Atualmente, a escola oferece a Educação Infantil (a partir de 1 ano) e o Ensino Fundamental. As aulas do 5º ao 9º anos acontecem no turno da manhã e das demais turmas no turno da tarde, respectivamente nos seguintes horários: das 7:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30.

 

A prática pedagógica do CEC Arco-Íris é fundamentada principalmente nas contribuições teóricas dos principais autores interacionistas – Piaget e Vygotsky – que lançam luzes para a compreensão do processo ensino-aprendizagem, enriquecida pela ótica do vínculo escola-vida e da livre expressão, representada por Freinet. A utilização de múltiplas linguagens para desenvolver diferentes competências para a participação produtiva no século XXI (Toro, 1996), bem como o potencial do trabalho com projetos como uma forma de vincular a teoria à prática (Hernandez, 1998), também explicitam caminhos concretos para o professor desenvolver sua prática pedagógica.

 

Nessa perspectiva, entendemos que o conhecimento individual é sempre um processo social, que acontece na interação entre os homens. A escola deve constituir-se atendendo à transmissão de valores de vida como meio privilegiado para a formação integral do homem. Deve ser também um lugar de aprendizagem, de encontro e de troca. A cognição e a afetividade são aspectos inseparáveis e complementares para a formação do ser humano.

 

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